PALESTRANTES DE 2023
Amália Borsari
Diretora de Biológicos da CropLife Brasil
Ana Frazão
Professora da Universidade Brasília
Antônio Carlos Zem
CEO da Biotrop
Bianca Picado
Advogada do Martinez Associados
Fabio Medina Osório
Sócio do Medina Osório Advogados
Grazielle Parenti
Head Business & Sustainability da Syngenta
Guilherme Rodrigues da Cunha
CEO da Ceres Investimentos
João Lima Junior
Sócio do Lima Junior Domene Advogados
Luiz Carlos Corrêa Carvalho
Presidente da ABAG
Pedro Lupion
Deputado Federal, Presidente da FPA
Renato Buranello
Presidente do IBDA
Amália Borsari
Diretora de Biológicos da CropLife Brasil
Engenheira Agrônoma formada pela Universidade de São Paulo, ESALQ/USP e pós-graduanda em MBA Executivo pelo INSPER. Atuou na área técnica e marketing do setor de fertilizantes e foi consultora independente em projetos de pesquisa de mercado.
Trabalhou como executiva da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo) e da Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico (ABCBio).
Atualmente, é Diretora Executiva de Biológicos da CropLife Brasil.
Ana Frazão
Professora da Universidade de Brasília
É professora de Direito Civil, Comercial e Econômico nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade de Brasília (UnB) e presidente da Comissão de Direito Econômico da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Federal.
Foi diretora da Faculdade de Direito da UnB e é líder do Grupo de Estudos Constituição, Empresa e Mercado (GECEM) da mesma universidade. Sócia fundadora do escritório Ana Frazão Advogados, tem ampla experiência em direito empresarial, com especial enfoque nas áreas de societário e contratos, concorrência, tecnologia e privacidade de dados, regulação e compliance. Sua atuação envolve arbitragens, consultoria e representação em casos contenciosos, tanto administrativos como judiciais e arbitrais.
A experiência prévia de Ana inclui atuação como ex-conselheira do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e como sócia de renomados escritórios de direito empresarial e contencioso.
Ana atua ainda como relatora da comissão de juristas nomeada pela Câmara dos Deputados para analisar o projeto de Código Comercial, além de ser a primeira vice-presidente da Associação Congresso Brasileiro de Direito Comercial e diretora-regional do Instituto Brasileiro de Direito Civil (IBDCivil) do Centro-Oeste. Sua experiência inclui ainda atuação como árbitra em processos de arbitragem realizados no Brasil envolvendo os mais variados setores.
Antonio Carlos Zem
CEO da Biotrop
Antonio Carlos Zem é biólogo pela Universidade de São Paulo com Mestrado em Entomologia Agrícola, tem Doutorado em Agronomia pela ESALQ “Luiz de Queiroz” e também realizou o Advanced Executive Program, em Kellogs Business School, entre outros.
Trabalhou para EMBRAPA por três anos e esteve na FMC 38 anos, onde passou por diversas posições nas áreas de Pesquisa & Desenvolvimento, Diretor de Marketing & Vendas, Gerente de Produto Internacional (Philadelphia), Diretor de Marketing e Desenvolvimento para América Latina (Miami), Gerente Geral no México, Diretor de Área da América Latina e foi Presidente da Divisão Agrícola da FMC na América Latina e Vice-Presidente Corporativo até janeiro de 2017.
Muito atuante na Indústria, Zem foi eleito pela Associação Brasileira de Marketing Rural (ABMR&A) como profissional de 2007/2008. Também já foi Presidente da CropLife, do Sindag (Sindicato da Industria de Agroquímicos) e é membro do Conselho do Agronegócio da Fiesp (Cosag). Além disso, é empresário do agronegócio com fazendas no Maranhão e Petrolina.
Atualmente, além de conselheiro de várias empresas do Agronegócio, é o sócio fundador e CEO da BIOTROP / TOTAL BIO, empresas totalmente dedicadas a agricultura regenerativa e comercialização de produtos biológicos para a agricultura.
Bianca Picado
Advogada do Martinez Associados
Bióloga e Advogada inscrita na OAB/SP, mestre e doutora em Ciências Biológicas pela UNESP-Botucatu. Coordenadora da Comissão de Direito Ambiental e Sustentabilidade da OAB Botucatu. Diretora de Ações e Planejamento Ambiental do Instituto Ecoaves. Coordenadora da Worldwide Association of Women Forensic Experts no Brasil.
Atua no preventivo e consultivo com ênfase em processos administrativos e judiciais ambientais, ESG e mercado de carbono. Perita Judicial Ambiental .
Fábio Medina Osório
Sócio do Medina Osório Advogados
Fábio Medina Osório exerceu em 2016 o cargo de Ministro-chefe da Advocacia-Geral da União. É presidente executivo do Instituto Internacional de Estudos de Direito do Estado – IIEDE, advogado, doutor em Direito Administrativo pela Universidade Complutense de Madri, onde foi orientado pelo Catedrático Eduardo García de Enterría. É mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Foi Promotor de Justiça do Ministério Público do RS por mais de 14 anos. Foi secretário-adjunto de Justiça e Segurança Pública (2003-2005) no Rio Grande do Sul. É presidente da Comissão Especial de Direito Administrativo Sancionador da OAB Nacional (2022/2025), em segundo mandato.
Produção acadêmica, obras principais: “Direito Administrativo Sancionador”, primeira edição de 1999 e a mais recente em 2020; “Teoria da Improbidade Administrativa”, primeira edição de 2006 e a mais recente em 2020; “Direito Sancionador no Sistema Financeiro Nacional” (Editora Fórum, 2007); “Improbidade Administrativa: Observações sobre a Lei 8.429/92” (Editora Síntese, primeira edição de 1997) e “Mercado de Capitais – Regime Sancionador” (em parceria com Alexandre Pinheiro dos Santos e Julya Sotto Mayor Wellisch, lançado pela Editora Saraiva, em 2012).
É consultor da Revista CEJ (Centro de Estudos Judiciários), vinculada ao Conselho da Justiça Federal e da Revista Brasileira de Direito Administrativo da FGV. Sócio-titular e fundador do escritório Medina Osório Advogados. É professor colaborador das Escolas do TRF4 e TRF2 e também da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). É, também, conselheiro do Movimento de Defesa da Advocacia (MDA).
Foi professor de Direito Penal no curso de pós-graduação em Direito Penal da UFRGS, PUC, UNISINOS e Escola da Magistratura do Rio Grande do Sul. Fundou, pioneiramente no Brasil, nos cursos de mestrado e doutorado da Faculdade de Direito da UFRGS, a disciplina “Princípios de Direito Administrativo Sancionador”.
Grazielle Parenti
Head de Relações Institucionais e Sustentabilidade América Latina da Syngenta
Grazielle possui mais de 28 anos de experiência e alta representatividade na Indústria de Alimentos e do Agronegócio , com passagens pela BRF, Diageo e Mondelez. Atualmente exerce a função de Head de Relações Institucionais e Sustentabilidade América Latina da Syngenta.
Formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (“FGV”), possui MBA
com ênfase em Marketing na FIA/USP e pós-graduação em Políticas Públicas na FGV. Até
Julho/22 era Vice-Presidente Global de Relações Institucionais e Sustentabilidade da BRF e
ocupava, ainda, a posição de Presidente do Conselho da ABIA – Associação Brasileira da
Indústria de Alimentos, presidente do Instituto BRF, Conselheira no Conselho Consultivo de
Comércio Exterior do Ministério da Economia e atua também como membro do Conselho de
Administração de diversas associações de classe entre elas: ABAG – Associação Brasileira do
Agronegócio e Conselho Superior do Agronegócio da FIESP, além de ser vice-presidente da
Câmara de Comércio Suíço Brasileira.
Também muito comprometida com a agenda de Diversidade e Inclusão, ela é a presidente do Capítulo Brasileiro do BRICS Woman Business Alliance, conselheira fiscal do Grupo Mulheres do Brasil e conselheira do Fórum da Mulher Empreendedora da CNI. É professora de Governança Corporativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC. Figura na lista das 500 pessoas mais influentes da América Latina 2021, de acordo com a Bloomberg, e é umas das 100 mulheres mais poderosas do Agro
2021, segundo a Revista Forbes Brasil.
João Carlos de Lima Junior
Sócio do Lima Júnior Domene Advogados
Advogado, doutorando pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014 a 2016); Ex-Conselheiro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), integrante das Câmaras Ordinária e Superior (2006 a 2015). Diretor Jurídico da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP, 2008 – 2016).
Luiz Carlos Corrêa Carvalho (Caio)
Presidente da ABAG
Luiz Carlos Corrêa Carvalho (Caio) é engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz – ESALQ/USP (1973), com pós-graduação em Agronomia e em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da USP e Vanderbilt University (USA).
Com grande conhecimento no setor de açúcar e álcool, Caio atua desde 1983, como diretor da CANAPLAN, empresa de consultoria e projetos para o setor sucroalcooleiro; é também diretor de Relações com o Mercado das Usinas do Grupo Alto Alegre S/A e sócio da Bioagencia, empresa comercializadora de etanol nos mercados interno e externo.
De 2003 a 2007, foi Presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Açúcar e do Álcool (Consagro/Mapa) e Conselheiro do CTC – Centro de Tecnologia Canavieira e da FEALQ – Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo. Caio também foi executivo de organizações públicas e privadas, entre elas a UNICA – União da Indústria de Cana-de-Açúcar.
Atualmente é conselheiro da UNICA; do SIAESP – Sindicato da Indústria do Açúcar no Estado de São Paulo; da UDOP – União dos Produtores de Bioenergia e membro do Conselho Superior do Agronegócio, da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
Caio Carvalho assumiu a presidência da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio pela primeira vez em 2012 e cumpriu dois mandatos, até 2018. Foi, novamente, eleito em 25 de novembro de 2021 para o novo mandato para o bienio de 2022/2023.
Pedro Lupion
Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária
Produtor rural e empresário fortemente ligado ao cooperativismo, Pedro Lupion é deputado federal desde fevereiro de 2019. Antes, tinha sido deputado estadual por dois mandatos no Paraná. Reelegeu-se para um segundo mandato na Câmara dos Deputados em 2022 com 109.043 votos. Pauta seu mandato pela defesa dos municípios, dos produtores rurais, do cooperativismo, da segurança pública e das liberdades do cidadão.
É graduado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade, é mestre em Ciências Políticas nas universidades Francisco de Vittoria e Rey Juan Carlos, na Espanha, e especialista em Comunicação Política e Campanhas Eleitorais, com pós-graduação pela Georgetown University, nos Estados Unidos, onde se especializou em Administração Pública e Governança.
Pedro Lupion integra a FPA desde o primeiro dia de seu mandato. Já foi coordenador de política agrícola, coordenador institucional e coordenador político da bancada na Câmara dos Deputados. Foi eleito presidente para o Biênio 23/24.
Presidiu, nos últimos dois anos, a Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBIO). É autor de duas leis que desburocratizaram o acesso ao crédito rural no país – as Leis do Agro 1 e 2 (Lei 13.986/2020 e Lei 14.421/2022), e relatou vários projetos voltados para os produtores rurais, como o do autocontrole da produção (PL 1293/21). É parlamentar pelo Progressistas (PP), casado, pai de três filhos.
Renato Buranello
Presidente do IBDA
Doutor em Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com capacitação docente em Direito e Economia pela Direito FGV/RJ. Sócio do VBSO Advogados.
Coordenador do Curso de Direito do Agronegócio do Insper. Vice-Presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG). Membro da Câmara de Crédito, Comercialização e Seguros do Ministério da Agricultura (MAPA) e do Conselho Superior de Agronegócio (COSAG) da FIESP. Fundador do Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio (IBDA).